-A A +A
São Mateus - ES

Apresentação

O projeto “Acolher em Saúde: Posso Ajudar?” foi implantado em 2009, em um hospital público do norte do Espírito Santo, com base na Política Nacional de Humanização (PNH). Objetiva promover o acolhimento e humanização durante sua experiência de atendimento em ambiente hospitalar e a implementação das diretrizes da referida política.

Primeiramente, os alunos são capacitados sobre a PNH, o desenvolvimento das atividades e seus objetivos. Em seguida, os alunos iniciam as atividades na instituição coparticipante, circulando em pontos estratégicos da Unidade de Pronto-Socorro Adulto da instituição, usando camisetas com o slogan “Posso Ajudar?” e crachás para identificação, a fim de abordar os usuários e familiares, com intenção de reduzir o desgaste subjetivo do usuário por acesso a informações. Paralelamente, são realizadas reuniões científicas mensais para discussões de papers relacionados ao tema.

Os discentes desenvolvem suas atividades durante 20h/semanais, de acordo com escala definida. Em articulação com os profissionais da unidade, orientaram os usuários e familiares sobre preparos e procedimentos a serem a realizados, localização dos setores, rotinas hospitalares, dentre outras. A divulgação do projeto ocorre através da participação do aluno bolsista em congressos e similares na qualidade de palestrante.

A participação no projeto permite o desenvolvimento de um olhar mais crítico e reflexivo sobre a atenção à saúde no ambiente hospitalar, auxiliando na construção de um perfil profissional sensível às necessidades de acolhimento e humanização da assistência.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900