Apresentação do Projeto "Saúde em Cena"

Na fase adulta existem grandes barreiras relacionadas às mudanças comportamentais, e quanto mais precocemente os comportamentos saudáveis relacionados à saúde forem inseridos no contexto da criança, maior a probabilidade da manutenção da estabilidade da saúde ao longo dos anos. A estratégia lúdica pode ser utilizada como um recurso de comunicação na vinculação de informações de hábitos de higiene, sendo um elemento essencial no trabalho com crianças.

Dessa forma o projeto de extensão "Saúde em Cena" promove a educação em saúde através de artes cênicas. A encenação, aberta ao improviso, tem como público alvo, crianças que estudam em Centros de Educação Infantil do município de São Mateus/ES.
A abordagem é realizada de um modo criativo, utilizando artifícios capazes proporcionar uma melhora na qualidade de vida dessas crianças.

As ações consistem em apresentações teatrais com personagens infantis, onde de forma simples e aberta ao improviso é apresentada às crianças a importância de bons hábitos de higiene. Utilizando fantasias de pia, lombriga, piolho, chuveiro e sapato, são realizadas encenações, acompanhadas de músicas, destacando a higiene das mãos e higiene corporal, andar sempre com os pés calçados e brincar em lugares limpos. Ao final da encenação é realizado uma conversa com as crianças para enfatizar os hábitos mostrados na peça teatral. Ainda são apresentados cartazes ilustrativos, que ficam afixados na escola para que sejam vistos diariamente.