-A A +A
São Mateus - ES

Imuniza São Mateus

Apresentação:

O Centro Universitário Norte do Espírito, enquanto instituição federal de ensino, tem como uma de suas atribuições o desenvolvimento de ações e projetos de extensão que melhorem a qualidade de vida das comunidades circunvizinhas, disponibilizando serviços e ações que beneficiem a população do território, favorecendo, ainda, a formação acadêmica do discentes através de sua aproximação com o serviço e com a realidade das comunidades.

O processo educacional deve ser entendido como algo permanente e o estabelecimento de um vínculo duradouro entre a Universidade, os serviços de saúde, administração pública e sociedade civil deve ser valorizado tanto por seu papel para a formação acadêmica, quanto pelos benefícios advindos para a comunidade.

O curso de capacitação em imunização “Imuniza São Mateus” consistirá em uma atividade de extensão do curso de graduação em Enfermagem juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus (coordenação de vacinação).

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973, contempla normas e parâmetros para as estratégias de imunização em território nacional, assim como define o calendário básico de vacinação de crianças, jovens, adultos e idosos. Porém para um eficaz controle das doenças imunopreveníveis são necessários profissionais qualificados e treinados para lidar com matérias imunobiológicos, principalmente por sua grande fragilidade e benefícios oferecidos à população quando de seu uso adequado.

As atividades de extensão, como ação das instituições de ensino superior, são atividades acadêmicas, articuladas de forma indissociável ao ensino e à Pesquisa, marcada por um processo educativo, cultural e cientifico que viabiliza uma relação benéfica entre a Universidade e Sociedade.

A aproximação dos discentes com profissionais de saúde inseridos no serviço e com a comunidade facilita o processo de aprendizado dos mesmos, formando profissionais mais capacitados para atender as reais demandas e necessidades da população brasileira, principalmente a residente na região norte do Estado do Espírito Santo.

 

Objetivos:

  • Promover o conhecimento e a prática da imunização entre acadêmicos do Curso de Enfermagem, no município de São Mateus.

  • Conhecer sobre as doenças imunopreveníveis;

  • Entender sobre a organização, funcionamento e estrutura do setor de imunização no município;

  • Promover o conhecimento sobre os imunobiológicos utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS);

  • Complementar a formação dos acadêmicos no que compete às ações de prevenção por imunobiológicos;

  • Promover a vivência do aluno nas atividades relacionadas à imunização: gestão, sala de vacina, campanhas de vacinação;

  • Proporcionar o acesso do acadêmico aos diversos campos de atuação do profissional do Enfermeiro.

 

Etapas:

    1. Capacitação dos acadêmicos de enfermagem e enfermeiros do município;

    2. Laboratório prático;

    3. Prestação de serviço em vacinação à população.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900