-A A +A
São Mateus - ES

Projeto CEUNES em ação: desmistificando a tuberculose em São Mateus

A Tuberculose (TB) se caracteriza na atualidade como um amplo desafio a se enfrentar na saúde pública, definida mundialmente como a segunda causa de morte dentro do grupo de doenças infectocontagiosas. A mesma, é ainda pouco explorada no Norte do Estado, mais especificamente em São Mateus. O município encontra-se entre as nove regiões do Espírito Santo tido como prioritárias, no entanto, verificou-se a necessidade de ampliar as estratégias para levar informações sobre este agravo e suas decorrências.

Nessa perspectiva, o Projeto “Ceunes em Ação: Desmistificando a Tuberculose em São Mateus”, foi implantado em 2014, e tem como objetivo avaliar o cenário da patologia e sua dinâmica populacional com análise de indicadores e educação em saúde, tendo como foco os profissionais da saúde e a população em geral, estimulando e contagiando o público alvo com os princípios e diretrizes da tuberculose.

O mesmo realiza grupos de estudos periódicos para capacitação e discussão dos discentes sobre Tuberculose. E posteriormente, insere os voluntários nas Unidades Básicas de Saúde do município, no Programa de Tuberculose, e em escolas para a realização de educações em saúde sobre a temática. As ações consistem na apresentação da temática com rodas de conversa e dinâmicas, a fim de, melhorar a qualidade da assistência e da saúde dos indivíduos.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900