7º Seminário Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente (SSCA) e 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (SISCA)

O 7º Seminário Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente (link is external)(SSCA) e o 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (SISCA) são eventos promovidos pelo Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança do Departamento de Enfermagem Materno Infantil, sendo que a primeira versão do SSCA aconteceu no ano 2000. São eventos bienais que, no ano de 2016, acontecerão nos dias 7 a 10 de novembro, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, junto com o 2º Encontro de Grupos de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente e o 1º Encontro da Red ENSI - Brasil. Este ano, o tema central é "Cuidados Clínicos de Enfermagem de Recém-nascido, Criança, Adolescente e suas famílias", a ser desenvolvido em três eixos temáticos: I. Pesquisa baseada em evidência e cuidados clínicos de enfermagem na infância e adolescência; II. Tradução/ transferência de conhecimentos no cuidar de Recém-nascido, Criança, Adolescente e suas famílias; III. Experiências exitosas no uso de inovações da prática clínica.

Os Objetivos são: a) Discutir os cuidados clínicos de Enfermagem ao Recém-nascido, Criança, Adolescente e suas famílias nos diferentes cenários de prática de enfermagem e saúde, centrados em evidências científicas e na tradução/ transferência de conhecimento; b) Proporcionar espaço de divulgação de resultados de pesquisas sobre cuidados clínicos de recém-nascidos, crianças, adolescentes e suas famílias em ambiente de rede cooperação; c) Propiciar intercâmbio e congregar pesquisadores, docentes de enfermagem, enfermeiros assistenciais, mestrandos, doutorandos, bolsistas de IC, graduandos de enfermagem e outros profissionais que atuam na área; d) Estabelecer estratégias de operacionalização da rede ENSI Brasil e sua articulação com a Red ENSI Internacional.

O evento espera receber enfermeiros docentes e assistenciais, estudantes de todos os níveis de formação que atuam na área de enfermagem pediátrica e saúde da criança e demais profissionais de saúde interessados em discutir a prática interprofissional dos cuidados clínicos ao recém-nascido, à criança, adolescente e sua família. No 2º Encontro de Grupos de Pesquisa ocorrerá exposições de experiências exitosas no uso de inovações da prática clínica nos diferentes cenários de cuidados - da atenção básica a reabilitação. O 1º Encontro da Red ENSI Brasil propiciará oportunidade de estabelecimento de uma agenda de trabalho conjunta entre profissionais de enfermagem e estudantes para promover a difusão de conhecimentos, notícias sobre saúde da criança e adolescente, desenvolvimento de estudos e pesquisas em parcerias, entre outras iniciativas. 

A Red Internacional de Enfermería em Saúde Infantil - Red ENSI, mantida pela Organização Panamericana de Saúde, formada por 19 países, é constituída por um grupo de profissionais de enfermagem docentes e de serviço com a finalidade de promover a produção conjunta e a difusão do conhecimento sobre saúde infantil. Entre os objetivos da Red destacam-se o compartilhar informações e conhecimentos relacionados a área saúde infantil e de adolescentes; potencializar o desenvolvimento de pesquisas multicêntricas; compartilhar metodologias e recursos tecnológicos destinados à atividade de cuidado, gestão, ensino, pesquisa, informação e cooperação técnica na área de saúde infantil. 

Fonte: http://www.eean-nupesc.com.br/7seminario/index.htm

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540