Atividades Complementares do Curso de Enfermagem

As atividades complementares são exigíveis para integralização do curso juntamente com as disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e estágio. Possibilitam o reconhecimento de habilidades e competências do discente adquiridas fora do ambiente escolar, permitindo assim a sua incorporação ao currículo e a oportunidade de diversificar e enriquecer a sua formação por meio da participação em eventos e outros meios alternativos de formação realizados no decorrer do curso.

O projeto pedagógico de cada curso (PPC) prevê uma carga horária mínima de atividades complementares (confira no fim do histórico disponível no portal do aluno o mínimo exigido) e a atribuição de créditos a essa carga horária cumprida pelo estudante em suas realizações que são registradas em seu histórico. As atividades são divididas de acordo com a sua caracterização.

Cada curso de graduação possui um coordenador de atividades complementares que faz a avaliação das mesmas. Em caso de dúvidas não elucidadas aqui e para conhecer outras exigências próprias de cada PPC, o aluno deverá consultar esse coordenador.

No curso de Enfermagem - São Mateus os professores responsáveis pelas atividades complementares são a Profª Drª Andressa Garcia Nicole, e-mail: andressa.nicole [at] ufes.br. Tel: (27) 3312-1541 e a Profª Drª Rafaela Borge Loureiro, e-mail: rafaelabloureiro [at] gmail.com 

A turma formanda deve comparecer à coordenação das atividades complementares no último semestre letivo para as orientações no que tange ao protocolo e cômputo das horas.
 


COMO SOLICITAR A INCLUSÃO DA CARGA HORÁRIA E DOS CRÉDITOS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO HISTÓRICO:

O aluno deverá comparecer à SUGRAD munido de um documento de identificação oficial com foto e do formulário próprio do Programa de Atividades Complementares devidamente preenchido (disponível em: https://graduacao.saomateus.ufes.br/formularios). 

Toda a documentação deverá ser disposta na seguinte ordem: formulário (com quatro atividades ou menos) seguido dos certificados ou declarações das respectivas atividades e assim por diante (manter essa ordenação: formulário – certificados/ formulário – certificados). 

As atividades devem ser realizadas ao longo do curso (a partir do semestre de ingresso do estudante). É responsabilidade do aluno guardar os comprovantes para posterior protocolo.

Para informações mais detalhadas sobre os procedimentos acesse:
https://graduacao.saomateus.ufes.br/atividades-complementares(link is external)
Tutorial para anexar atividades complementares no portal do aluno: https://graduacao.saomateus.ufes.br/sites/graduacao.saomateus.ufes.br/fi...

Após encadernar, o aluno protocola as atividades na SUGRAD e as mesmas serão avaliadas pelo coordenador responsável. Após isso, a SUGRAD lançará as mesmas no histórico do aluno (este deverá conferir a carga horária considerada após a avaliação no portal do aluno). Se o mínimo não for atingido, o discente deverá protocolar novas atividades realizadas.

Atividades lançadas diretamente no portal: O portal do aluno permite o cadastramento de atividades complementares. Porém, para o aluno visualizar o link de atividades complementares é necessário que a sua versão de curso tenha atividades cadastradas e que o coordenador tenha liberado através do Portal do Professor o uso. Se essas condições forem satisfeitas, o aluno consegue lançar as atividades diretamente no portal e assim protocola o seu pedido na SUGRAD com as cópias dos certificados e declarações (sem a necessidade de preencher o formulário próprio do Programa cujo link foi disponibilizado acima) para ser analisado pelo coordenador responsável.

 
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